11/11/2016

Mezinhas de sempre - Gripes

Está a chegar o inverno, e as gripes começam a "bater à porta", sendo assim, hoje deixo aqui umas mezinhas para a cura da gripe:


  • Chá de Carqueja: A flor de carqueja tem propriedades tónicas a carminativas capazes de pôr fim a gripes e constipações. A flor, que tem de colher-se entre maio e julho, deve ser bem seca e o melhor é fazer o chá por infusão. Tomar três vezes ao dia, mas não esquecer de o fazer ao deitar.
  • Sopa de cavalo cansado: Tomada ao deitar, costuma ser "tiro e queda". Aquece-se meio litro de vinho tinto (verde ou maduro). Numa tigela, colocam-se pedaços de pão (trigo, milho ou centeio), cerca de cem gramas. Deita-se o vinho e quatro colheres de açúcar amarelo. Come-se bem quente, com a cama ali ao lado.
  • Queimada de água-ardente: Deve tomar-se ao deitar, com a promessa de dormir bem agasalhado. Coloca-se um decilitro de água-ardente (bagaço, medronho ou outra) num prato de sopa e incendeia-se. Enquanto arde, vai-se mexendo com uma colher e colocando açúcar. Quando o fogo apagar, temo um xarope de baixo teor alcoólico. Toma-se o mais quente possível.
Fonte: Mezinhas de Sempre, de Secundino Cunha



Foto meramente ilustrativa

Sem comentários:

Enviar um comentário